Postagens populares

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O QUE É RPG?

A reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano , levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de uma maneira diferente as agressões sofridas.
É uma técnica revolucionaria que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo, e procura tratar de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada exclusivamente por fisioterapeutas.
A técnica: dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?
A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados por meio da reeducação do corpo. Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primera reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de “compensação” para evitar o problema inicial.
É o que acontece quando torcemos o tornozelo. Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso criamos uma serie de compensações e sensações em todo o corpo.
O tratamento: para obter resultados positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções  nos casos de maior gravidade . o tratamento é indicado para todas faixas etárias.
Princípios: a técnica RPG não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo. Individualidade: cada ser humano sente e reage de forma diferente. Casualidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma. A RPG remonta da conseqüência a causa. Globalidade: não tartar partes isoladas, e sim o corpo como um todo.
Em quais patologias a RPG é indicada?
Para diversas patologias clinicas , a técnica RPG é indicada.
Ortopédico. Ex pés planos e cavos, joelho valgo, joelho  varo, joanetes, escolioses, hiperlordose, hipercifose, torcicolo, dor cervical dor dorsal etc.
Neurológico: ex:  hérnia de disco e labirintite.
Reumatologico: ex. artrites, artrose, bursite, tendinite etc.
Respiratório: ex. asma, bronquite etc.
Somáticos: ex: stress, distúrbios circulatórios e digestivos. Etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário